segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Já fui criança

Boa noite queridos amigos.
Só agora pude trazer meus versos para o dia da Criança


Quando fui criança, pelo estigma 
da violência não fui afetada 
Hoje, para meu pensar é um enigma 
Saber que criança é violentada 

E muito mais me entristece 
Que seu genitor possa molestar 
Um indefeso ser não merece 
Uma brutal ação lhe afetar

A criança de hoje tem no olhar 
Um reflexo de vulnerabilidade 
É uma sordidez a se refutar 
Criança é benção, é felicidade 

Quando fui criança pude livremente 
Desfrutar da liberdade merecida 
Cavalguei pela caatinga de norte a poente 
Tive uma infância que não será esquecida 

Dói meu coração, quando nas praças 
Alguém mais perto chega, ver o medo 
Nos olhos dos pequenos, como uma ameaça 
O pavor estampado; é criança sem ledo 

Diná Fernandes

13 comentários:

  1. Olá!

    Belos tempos, amiga,

    belos tempos!

    Saudações minhas!

    ResponderExcluir
  2. Diná, felizmente, tive infância. Brincava na rua sem medo. Hoje as crianças estão muito vulneráveis a ações inconcebíveis por parte de adultos, inclusive familiares. Seus versos fizeram uma bela e oportuna abordagem. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida amiga Dina!
    Você abordou uma realidade tão triste hoje em dia. A pedofilia por parte de feitores é ainda mais inconcebível. Uma tristeza que o céu chora lágrimas de sangue. Uma monstruosidade.
    Parabéns por focar tal barbaridade que atinge a muitas crianças inocentes.
    Deus abençoe você e seus familiares.
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Um belo poema que faz-nos reflectir.
    Hoje em dia temos tecnologia e bens materiais que crescemos sem eles.
    Mas a humanidade perdeu-se... na sordidez da alma humana que hoje se faz moda.
    Eu pude ter uma infância feliz com a mãezinha sempre em casa quando chegávamos da escola. Íamos ajudar os pais depois da escola e depois fazíamos os trabalhos de casa.
    Hoje em dia já não se usa estes costumes, mas as nossas crianças nunca foram tão infelizes!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. É sempre bom recordar a nossa infância! :)) Amei :)
    -
    Inocência confinada...
    -
    Beijos e um excelente dia!

    ResponderExcluir
  6. Oi Diná,como vai querida?
    Tive infância. Tive liberdade. Brinquei muito mesmo brinquedos caros ou baratos. Tive tudo que meus pais puderam me dar.
    Não vivi nada que marque minha vida negativamente. Tudo foi superado. E o passado tem sabor de saudade.
    Mas não é assim pra muita criança de ontem e de hoje, infelizmente.
    Xeru

    ResponderExcluir
  7. Muito bonito seu poema/alerta, amiga Diná!
    Uma tristeza realmente imaginar crianças passando por isso, em qualquer tempo. Hoje tudo é falado, as pessoas estão mais preparadas para enfrentar esse tipo de situação, perder o medo e vergonha de se expor, por isso acho importante esses assuntos também serem debatidos nas escolas, as crianças precisam aprender a se defenderem e saber que elas têm onde pedir proteção se precisarem.
    Muito oportuno seu post no dia da Criança!
    Abração!

    ResponderExcluir
  8. ha momentos bons e nao bons mas o que conta é o amor e o que fica adorei bjs

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente, parece que o mundo de hoje é mais agitado e a violência vai-se generalizando, perigosamente. A sua poesia representa, sem dúvida, uma oportuna chamada de atenção para a candência do problema, neste caso focado na criança.
    Abraço.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  10. Mi niñez la recuerdo con cosas poco materiales pero bien lo suplíamos con imaginación. En mi entorno no conocí nada desagradable como lo que nos narras en tu poema.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo Tomás,
      Feliz da criança que cresceu podendo desfrutar da sua puerilidade sem molestações.

      Obrigada por tua gratificante visita e comentário.
      Desejo um dia feliz com toda paz.
      Bjs no coração

      Excluir
  11. Una realidad brutal y triste la que tus versos tocan de manera genial, muy hermoso, un placer leerte amiga Diná

    ResponderExcluir

Bom lhe ver por aqui!

Blog nascido em 03/04/20.

Sua visita será bem vinda, minha maior alegria é a presença dos amigos;
Lendo meus escritos creio que identificará um pouco de mim.
Comente se desejar e gostar do texto.

Que Deus nos abençoe,vamos abrir o coração deixar entrar a esperança.

meus blogues ativos:

https://invadirameroubaramsentimentosmeus.blogspot.com.br

https://poetandojuntosemisturados.blogspot.com.br

https://vogalsuprimida.blogspot.com.br

https://doadoserecebidos.blogspot.com.br

https://

https://pensandoempoesia.blogspot.com.br



Bjs fraternos